Blog

Voltar Você sabe o que é cubagem?

Você sabe o que é cubagem?

24/06/2021

Se você já contratou os serviços de uma transportadora, deve ter fornecido dados dos produtos que você precisava transportar, para que a empresa calculasse o valor total do serviço.

E cubagem está inclusa nesse processo. Mas você sabe o que é e para o que serve a cubagem?

Se você está curioso para entender sobre o tema, leia nosso conteúdo e saiba mais a respeito.

Boa leitura.

Afinal, o que é cubagem?

Cubagem, quando aplicada ao setor logístico, refere-se à relação entre o peso e o espaço que determinado produto ocupará dentro da carroceria de um caminhão ou avião. 

O cálculo de cubagem de carga é feito através da seguinte fórmula:

altura x largura x profundidade x fator cubagem

Ele é feito para saber quanto espaço um produto ocupará dentro do veículo usado para transportá-lo. E interfere diretamente no valor final cobrado pela empresa.

O cálculo é realizado para planejar o espaço disponível em cada veículo, e evitar, ao final do processo:

• o transporte de uma carga muito volumosa, mas com baixo peso

• transportar muitos produtos de pouco volume, porém pesados.

A fórmula se faz importante para evitar situações como as citadas, pois a capacidade de carga total do veículo não estará sendo devidamente utilizada.

Fator cubagem

Na fórmula citada anteriormente, você viu que fator cubagem é uma das variáveis que compõem o cálculo, mas o que é, afinal, o fator cubagem? Explicamos: ele é um número constante equivalente a um metro cúbico dentro do veículo.

Em outras palavras, ele é definido a partir do que se considera o espaço ideal que a remessa ocupará.

Aqui no Grupo Troca, nossas operações são divididas nos modais aéreo e rodoviário, e segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cada um apresenta os seguintes fatores de cubagem:

Aéreo: 1m³ = 166,7kg

Rodoviário*: 1m³ = 300kg

*Quando é escolhida a opção de carga fracionada dentro do modal aéreo, o número adotado no fator cubagem diminui em virtude de que é difícil de completar os 300kg/m³. Nesse caso, o valor utilizado fica em torno de 250kg/m³.

Peso cubado

É o espaço definitivo que a remessa ocupará dentro do veículo. Para chegarmos ao seu valor, calcula-se

comprimento x altura x largura x fator cubagem

Dessa forma, vamos imaginar um produto cujas dimensões são: 60cm x 20cm x 20cm. Levando em consideração o fator cubagem do setor aéreo, por exemplo, logo, o peso cubado será:

0,60 x 0,20 x 0,20 x 166,7 = 4 kg.

Por que a cubagem interfere no cálculo de custo de transporte?

Porque os valores são fundamentais para que a prestação de serviços de transporte seja eficiente e não gere outros custos operacionais. Além disso, evita desperdícios de espaços vazios e a ociosidade do veículo.

Essa métrica é essencial para planejar e encontrar um equilíbrio entre as variáveis para otimizar o processo. 

Assim, o cálculo de custo final da operação é baseado entre o peso bruto e o peso cubado da remessa.

Cubagem e peso cubado são essenciais para que nós sejamos mais eficientes e possamos entregar aos nossos clientes mais qualidade e agilidade no transporte. 

Fique por dentro do que acontece no Grupo Troca! Acompanhe nas redes sociais FacebookInstagram e LinkedIn e não perca novos conteúdos sobre transporte e logística. Você também pode se inscrever para receber uma newsletter mensalmente. Acesse aqui e e inscreva-se!