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Voltar Você sabe o que é a Roteirização logística para a gestão de coletas e entregas?

Você sabe o que é a Roteirização logística para a gestão de coletas e entregas?

29/11/2021

A gestão de entregas e coletas é um dos maiores desafios de transportadoras, distribuidoras e outras empresas que possuem frota. A gestão de entregas, nada mais é do que um processo definido por empresas de logística,  que deve ser bem definido e controlado, que permite total controle e visibilidade sobre cada pedido e sua entrega. Isto se chama roteirização logística. Ela garante uma cobertura total ao processo de vendas, que define com sua carteira de clientes, prazos na hora da negociação dos serviços, que garante agilidade e praticidade às operações de entregas.

Para isso, as companhias dispõem de inúmeras ferramentas de controle para definir qual o melhor processo para a gestão de entregas, alinhando o perfil da empresa e as expectativas de seus clientes.

Os softwares para gestão de entregas cada vez mais vêm ganhando espaço. Através deles, o embarcador ou o transportador tem total controle sobre a movimentação das encomendas, desde o embarque dos produtos até a chegada ao seu destino.  

Desafios no processo

São muitos os problemas da malha viária brasileira, que vão desde vias precárias e tempo médio de deslocamento até a existência de áreas perigosas ou restritas. Portanto, é fundamental otimizar as rotas da frota para oferecer mais segurança aos motoristas e aos produtos transportados, assim como economizar tempo e em recursos de manutenção. Grande parte desse problema está na falta de roteirização e otimização de deslocamento.

Este cenário ainda é pior, quando pensamos em entregas dentro de grandes centros urbanos, com restrições de circulação viária, horários de estabelecimentos para recebimento e coleta das remessas, tempo de tráfego e muitos outros entraves que devem ser computados no processo de roteirização.

Coleta e entrega das mercadorias

Durante os trajetos é preciso fazer o monitoramento simultâneo do veículo, não só por uma questão de segurança, mas também para oferecer uma qualidade de entrega e coleta cada vez melhor. Um serviço de gestão inteligente é capaz de registrar dados como tempo de atendimento a cada cliente, velocidade média de trânsito e outros fatores para continuamente gerar rotas mais econômicas e ágeis.

Comunicação

Manter o cliente final atualizado do andamento do transporte é importante para gerar uma maior satisfação com o serviço. Além disso, a tecnologia ainda permite fazer pesquisas de experiência após a operação realizada, para oferecer um serviço sempre melhor. Neste sentido, ter um sistema que dê autonomia aos clientes para que possam

Otimização

Gestão eficiente é também otimização constante. As informações coletadas durante as viagens são dados importantes que devem ser analisados e utilizados como aprendizado e predição, entendendo gargalos, fluxos e melhores rotas a serem seguidas, com base em histórico ou fatos analisados com antecedência. Olhar de forma analítica para isso, é aprimorar constantemente seu processo de roteirização.

Agilidade é impactada por uma Roteirização assertiva 

No Grupo Troca, levamos muito a sério a roteirização e aprimoramento de nossas coletas e entregas. Isso é uma das premissas do Grupo, que tem em seu DNA a agilidade para nos adaptarmos ao que o cliente necessita. Cada acordo é levado à risca e negociado de forma que impactos externos ou inesperados, sejam minimizados e levados quase a um índice que não impacta no que foi definido para o cliente.

Conheça mais sobre o grupo Troca em nossa área de serviços e entenda o que podemos fazer pela sua empresa, principalmente em termos de encomendas com urgência e prazos apertados. Conheça um pouco mais o que podemos faze por sua empresa entrando aqui.