Blog

Voltar Transporte logístico e os desafios de uma entrega de qualidade ao cliente

Transporte logístico e os desafios de uma entrega de qualidade ao cliente

19/08/2021

Muito se fala sobre a importância e os diferenciais de um transporte logístico de alta performance. Porém, nem sempre o cliente contrata uma transportadora que não entrega este mesmo nível de qualidade.

Neste conteúdo, reunimos apontamentos de experiências de mercado, não tão satisfatórias quando se fala em logística que não cumpriu seu papel de entrega de excelência para que possamos analisar e estudar o que pode e deve ser melhorado.

Fique conosco até o fim e entenda porque temos expertise quando o assunto é transporte logístico de alta performance.

Demora na entrega

Muitos clientes procuram um serviço de transporte que atenda as suas necessidades comerciais de maneira rápida e ágil. 

Em outras palavras, ele precisa que as suas entregas sejam feitas obrigatoriamente dentro do prazo, respeitando o limite máximo do tempo estipulado.

Mas infelizmente, não são todas as transportadoras que conseguem realizar as entregas dentro do prazo estipulado. 

Na verdade, poucas o fazem.

É neste momento que a transportadora precisa entender e respeitar as necessidades do cliente, pois acima de tudo, o serviço deve ser concluído dentro do que se espera que ele cumpra. 

Portanto, não demorar a fazer as entregas é um ponto fundamental quando falamos em transporte logístico.

O cliente tem um problema e a transportadora precisa intervir de forma positiva nesse processo, e não o contrário. Para que o processo seja assertivo, entender o perfil e a necessidade específica da entrega, para orientar o melhor modelo de remessa a ser usado, é papel fundamental na hora da consultoria logística oferecida por um profissional da área.

Extravios e avarias

Bem como os prazos de entrega, avarias e extravio de produtos também são questões a se atenuar. 

Em primeiro lugar, é preciso entender que tipo de produto será transportado.

Assim, adequa-se a forma que o serviço será feito, atendendo a todas as normas técnicas e de segurança que o transporte do produto possa exigir.

Logo após, é preciso garantir que durante o processo, esse mesmo produto não sofra qualquer tipo de avarias e que ele chegue ao seu destino.

Falta de informação confiável

Uma das maiores carências do mercado, é a falta de informação. E além disso, a informação que seja confiável.

Dar informações, mesmo que não sejam positivas em alguns momentos, é transmitir confiança ao cliente e mostrar que a empresa tem domínio sobre o processo, agindo quando necessário.

Muitas vezes, a falta de resposta, positiva ou negativa, é pior do que uma resposta negativa, pois deixar o cliente na total falta de conhecimento de onde está a remessa, é que o aflige e deixa desgostoso com pós-venda de uma transportadora.

Por isso, manter o contato e posicionamento da mercadoria em cada etapa, informando sobre eventuais transtornos ou prazos de entrega ajustados, vai trazer, no fim das contas, mais ganhos do que perda na relação com o cliente.

Atendimento que faz diferença no transporte logístico

Finalmente, a reclamação mais comum apontada: o mau atendimento.

Falta de informações, mas principalmente de comunicação afetam diretamente o desenvolvimento do processo.

Ter uma equipe responsável e disponível para sanar todas as dúvidas do cliente é primordial para ter um bom atendimento e transmitir segurança.

Informações e acompanhamento fazem a diferença.

Por isso, é preciso pesquisar e escolher bem a transportadora que você confiará os seus produtos, já pensando na capacidade de suporte em questões que podem surgir durante o processo, como urgências, mudanças de última hora, ajustes de processo, etc.

Uma transportadora logística de alta performance entregará a você um serviço de qualidade que solucione a sua necessidade, a qualquer momento, tratando sua demanda como prioridade e não problemas extras para a sua empresa.

Conheça os nossos serviços e faça uma cotação com os nossos consultores agora mesmo acessando aqui. Nós temos a solução para o seu negócio!

Nos acompanhe nas redes sociais FacebookInstagram e LinkedIn e não perca novos conteúdos sobre transporte e logística. Você também pode se inscrever para receber uma newsletter mensalmente. Acesse aqui e inscreva-se!