Blog

Voltar Produção e venda de caminhões crescem em 2021

Produção e venda de caminhões crescem em 2021

02/09/2021

A produção e venda de caminhões tiveram, até então, grande aumento em 2021, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Apenas nestes primeiros oito meses do ano, mais de 104 mil caminhões foram produzidos no Brasil, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Destes, mais de 69 mil já foram vendidos até julho, 22.445 a mais que no mesmo período em 2020. 

Confira abaixo mais dados sobre a alta.

Apesar do encarecimento de insumos

No último mês, publicamos um conteúdo que fala justamente da alta nos preços de insumos dos caminhões.

Óleos lubrificantes tiveram aumento de 60% no acumulado do ano, mesmo que em 2020 eles já tenham sofrido elevações no preço. 

Ainda assim, não afetou a produção de caminhões, apesar dos seus insumos terem sofrido grande aumento.

Apesar da pandemia

Outra questão relevante nesse contexto é a pandemia, que ao contrário de outros setores, não afetou gravemente o segmento de caminhões.

Conforme o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção, 2021 já é um dos melhores anos do setor na história do país.

Isso porque estamos passando por um reaquecimento do setor agrícola e retomada da economia de outros setores, e, assim, faz com que a produção e a venda de caminhões aumente.

Produção de caminhões é a melhor dos últimos anos

Ainda segundo o vice-presidente da Anfavea, Marco Saltini, “o setor cresce demandado pelo agronegócio, mineração e comércio eletrônico, ou seja, pelo movimento da economia”.

O número total de caminhões produzidos já é 115% maior que o mesmo período do ano passado, registrando a melhor alta desde 2013.

Caminhões pesados são os mais produzidos e vendidos

Os caminhões pesados, com Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 40 toneladas, seguem sendo os de maior produção e vendas no país.

Até agosto deste ano, mais de 44 mil veículos desta categoria foram produzidos no Brasil, o que significa um aumento de 108% se comparado ao mesmo período de 2021.

Para o mercado externo, os caminhões pesados também são os mais vendidos. Mais de 4 mil unidades do veículo já foram exportados no acumulado do ano.

Ainda, segundo dados da Anfevea, a exportação atual é melhor que o período anterior a pandemia.

Caminhão da Volvo é o mais vendido

O modelo FH 540, da Volvo, é o caminhão da categoria pesado mais vendido nos últimos sete meses, com mais de 4 mil unidades vendidas.

A Volvo e o Grupo Troca são parceiros de longa data. Toda a frota de caminhões pesados, ou seja, as carretas, são da marca.

Conheça os nossos serviços e faça uma cotação com os nossos consultores agora mesmo acessando aqui. Nós temos a solução para o seu negócio.

Nos acompanhe nas redes sociais FacebookInstagram LinkedIn e não perca novos conteúdos sobre transporte e logística. Você também pode se inscrever para receber uma newsletter mensalmente. Acesse aqui e inscreva-se!