Blog

Voltar Equidade Salarial: o compromisso do Grupo Troca

Equidade Salarial: o compromisso do Grupo Troca

27/03/2024

Buscando promover equidade salarial entre mulheres e homens e impulsionar ações assertivas para a promoção da diversidade no mercado de trabalho, o Governo Federal anunciou a sanção da Lei nº 14.611/2023, regulamentada pelo Decreto nº 11.795/2023.

A iniciativa do Ministério Público do Trabalho e Emprego e o Ministério das Mulheres estabelece obrigatoriedades e critérios remuneratórios. As empresas com 100 ou mais funcionários devem realizar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Com o relatório é possível verificar, com transparência, a equidade salarial nas empresas brasileiras e realizar planos de ações quando isso não ocorre.

Reafirmando nosso compromisso contínuo com um ambiente de trabalho justo e igualitário, o Grupo Troca abraçou não apenas o desafio de cumprir as exigências legais, mas também integrar os esforços com as práticas ESG, no que diz respeito às ações sociais e de governança.

Equidade salarial em foco

Nos últimos anos, a equidade salarial tem sido um tema central nas discussões sobre justiça social e igualdade de gênero no ambiente de trabalho. 

Para o Grupo Troca, essa não é apenas uma obrigação legal, mas um valor fundamental que buscamos inserir dia a dia em nossa cultura corporativa. 

Reconhecemos que a equidade na remuneração é essencial para promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo, para que todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados.

Além disso, o Decreto nº 11.795/2023 nos impulsiona para desenvolver ações assertivas para a promoção da diversidade e inclusão, sem discriminação de sexo, raça, etnia, origem ou idade. Contribuindo ainda mais para um ambiente justo e seguro para todos.

Por isso, desde a promulgação da legislação que exige a divulgação de relatórios de transparência salarial, o Grupo Troca se dedicou a conduzir pesquisas para garantir que os critérios remuneratórios sejam transparentes e equitativos.

O Relatório de Transparência Salarial e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens do 1º Semestre de 2024 do Grupo Troca pode ser acessado aqui.

Integrando práticas ESG na transparência dos dados

Além de promover a equidade salarial, o Grupo Troca também está comprometido com a integração das práticas ESG nesta operação.

Para nós, a responsabilidade social na logística é uma forma de contribuir positivamente para a sociedade. Além disso, em termos de governança corporativa, mantemos padrões elevados de transparência e ética em todas as operações. Nossos processos de tomada de decisão são baseados em princípios de responsabilidade e integridade, garantindo o cumprimento de todas as leis e regulamentações.

Entendemos que tais práticas contribuem para a segurança no ambiente de trabalho, sendo fundamental para o bem-estar e a produtividade dos nossos colaboradores. Ao divulgar o relatório de equidade salarial entre mulheres e homens reafirmamos esse compromisso com a sociedade, funcionários e clientes.

Rumo a um futuro mais igualitário

No Grupo Troca, acreditamos que juntos podemos construir um futuro melhor, com equidade salarial entre mulheres e homens, mais diversidade e menos discriminação. 

Acreditamos que, ao agir com responsabilidade e transparência, podemos não apenas cumprir com as exigências legais, mas também contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável para as gerações futuras

Estamos trabalhando arduamente para alcançar nossos objetivos de equidade e sustentabilidade.

Acesse o nosso relatório completo aqui.