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E-commerce no pós-pandemia: as mudanças no comportamento do consumidor

03/01/2022

A pandemia da Covid-19 impactou mudanças importantes no comportamento do consumidor. A crise gerada pelas restrições, com impactos econômicos e sociais, impulsionou alterações na forma que nos relacionamos com tudo.

No mundo dos negócios não foi diferente. Uma das principais alterações foi o crescimento impactante das compras online. O fechamento das lojas físicas acelerou um processo de migração das vendas do meio presencial para o mundo virtual. 

Uma tendência que veio para ficar, mesmo com a recente retomada de todas as atividades econômicas. Neste artigo, reunimos dados relevantes que explicam a mudança do comportamento do consumidor, o crescimento do e-commerce e a importância da logística neste contexto todo. Confira!

Crescimento contínuo

O ​​Relatório Setores E-commerce no Brasil da Conversion, lançado em outubro de 2021, colabora com a tese que essa modalidade de comércio virtual é definitiva e deve continuar sendo a preferida do consumidor brasileiro.

Em outubro, os principais e-commerces brasileiros receberam cerca de 1,70 bilhões de acessos. Esse movimento indica que a compra online não aparece apenas como alternativa ao varejo físico, mas como uma mudança profunda de comportamento.

A retomada aparece na movimentação gerada pelas compras de e-commerce, que segue a tendência positiva e registrou alta de quase 10%. As áreas que mais cresceram foram Pet: (7,4%), Moda & Acessórios: (4%), Cosméticos: (3,4%), Ferramentas & Acessórios (3%) e Farmácia & Saúde (2%).

Os desafios para o e-commerce

O crescimento no volume de clientes é um aspecto animador para as marcas que atuam em vendas no meio virtual. Para aqueles que ainda não fizeram essa migração para o digital, foi necessário agilidade para se adaptar e criar seus novos canais de venda. 

Para ambos os casos, os gestores e colaboradores precisam manter a atenção com alguns aspectos do negócio. Uma tendência certeira foi a criação de estratégias baseadas em dados, principalmente por analisar aspectos decisivos do comportamento do consumidor. Essas informações possibilitam a criação de medidas que estimulam o consumo, como a criação de ofertas com focos específicos.

As ações de comunicação são outro desafio, pois necessitam distribuir conteúdos relevantes e decisivos para conquistar o cliente. Entender o que ele gosta e procura é prioridade máxima para qualquer e-commerce.

Já por parte do consumidor, a ampliação de oferta, com mais lojas disponíveis, favoreceu o consumo e impulsionou a qualidade dos serviços. Do atendimento à entrega, as empresas criaram novos mecanismos para o crescimento das suas lojas virtuais. 

O atendimento é facilitado pelos novos canais de comunicação, 100% digitais, que agilizam todo o acompanhamento do cliente no pós-venda. Já a entrega tem se diversificado, com ofertas de novas opções de empresas, gerando ganho de agilidade e reduções de prazo.

A importância da logística no processo

Os administradores de lojas virtuais sabem que a logística é fator essencial para o perfeito funcionamento de algumas engrenagens do negócio. Qualquer complicação é prejuízo e perda de pontos para a concorrência. 

Para isso não acontecer, é necessário que a logística seja entendida como parte do funcionamento da loja. Deve-se levar em conta alguns cuidados importantes para garantir um serviço que agrade o cliente e ofereça o melhor prazo de entrega.

A primeira dica importante é contar com um operador logístico especializado. Através deste profissional, é possível aplicar certas contribuições para a melhora dos processos logísticos do e-commerce. A sua avaliação colabora na decisão sobre qual forma de envio é a mais eficiente e segura para cada pedido. Faz parte das suas atribuições também o planejamento e a programação de todo o movimento de mercadorias da loja, com capacidade de resolução de problemas e identificação de melhorias no sistema.

Outra solução logística para a melhor competitividade do seu e-commerce é a escolha de um bom canal de distribuição. Isso é essencial para que o seu produto esteja no local e momento certos. A escolha de uma empresa parceira de logística terceirizada muitas vezes resolve todas essas questões, que refletem positivamente na redução de custos de armazenagem, transporte e perdas de mercadorias manuseadas de maneira incorreta. O conhecimento adquirido por essas empresas de logística favorecem este cenário, reduzindo perdas com gargalos logísticos, aumentando a lucratividade e atraindo novos clientes.

Já as lojas que procuram por uma eficiente administração da cadeia de suprimentos devem investir na integração das operações do negócio com o setor de logística, atuando todos em uma só frente e de forma integrada. Todo esse processo tem início lá no começo, desde a produção industrial do que é vendido nas lojas. Para isso, a logística entra mais uma vez como parte essencial para o bom funcionamento deste complexo sistema.

Alimentando a cadeia de produção 

A logística de suprimentos, como é chamado esse segmento, cuida do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos industriais. Ela é aplicada em praticamente toda a cadeia logística, ou seja, atua em diversas etapas até a chegada do produto ao consumidor final. 

Uma indústria para ter competitividade precisa estar sempre em aprimoramento. Este é o caso da cadeia de produção, que requer cuidados constantes para a otimização de processos e fluxos de insumos. Essa melhoria gera mais produtividade em cada etapa da fabricação, mas também evita possíveis problemas que prejudicam o andamento do negócio.

Uma boa administração da logística de suprimentos assegura a coordenação e movimentação desses produtos de acordo com as demandas da operação empresarial. Isso possibilita aprimorar etapas, melhorar resultados e o principal: garantir que tudo funcione perfeitamente dentro do esperado. 

Essa visão integrada da logística de suprimentos pode gerar muitos benefícios para o negócio. Avanços tecnológicos impulsionam ainda mais essa tendência, aplicando novos processos automatizados que possibilitem ganhos de agilidade e eficiência produtiva. Veja algumas vantagens da logística de suprimentos nas empresas:

  1. Eficiência e agilidade em todos os setores da cadeia produtiva.
  2. Menores custos e melhores preços de aquisição de insumos.
  3. Armazenamento correto de insumos.
  4. Atendimento por equipe treinada com redução no risco de acidentes.
  5. Fim das falhas na cadeia de produção.
  6. Crescimento na produtividade.
  7. Maior controle de todos os processos.

A indústria produz e o e-commerce cuida do escoamento de tudo isso até a nossa casa! Fato é que esse complexo sistema necessita de uma logística forte e que dê conta deste crescimento. Quem ganha somos todos nós, com mais opções de compra, mais qualidade de serviços e melhores ofertas de produtos. 

Nós temos orgulho de participar de todo esse crescimento! O Grupo Troca faz parte dessa engrenagem, há quase três décadas investindo em soluções de logística para empresas e negócios de diferentes segmentos. Conheça os nossos serviços e converse com os nossos consultores. Somos especialistas em logística de alta performance para qualquer negócio!