E-commerce no pós-pandemia: as mudanças no comportamento do consumidor
03/01/2022
A pandemia da Covid-19 impactou mudanças importantes no comportamento do consumidor. A crise gerada pelas restrições, com impactos econômicos e sociais, impulsionou alterações na forma que nos relacionamos com tudo.
No mundo dos negócios não foi diferente. Uma das principais alterações foi o crescimento impactante das compras online. O fechamento das lojas físicas acelerou um processo de migração das vendas do meio presencial para o mundo virtual.
Uma tendência que veio para ficar, mesmo com a recente retomada de todas as atividades econômicas. Neste artigo, reunimos dados relevantes que explicam a mudança do comportamento do consumidor, o crescimento do e-commerce e a importância da logística neste contexto todo. Confira!
Crescimento contínuo
O Relatório Setores E-commerce no Brasil da Conversion, lançado em outubro de 2021, colabora com a tese que essa modalidade de comércio virtual é definitiva e deve continuar sendo a preferida do consumidor brasileiro.
Em outubro, os principais e-commerces brasileiros receberam cerca de 1,70 bilhões de acessos. Esse movimento indica que a compra online não aparece apenas como alternativa ao varejo físico, mas como uma mudança profunda de comportamento.
A retomada aparece na movimentação gerada pelas compras de e-commerce, que segue a tendência positiva e registrou alta de quase 10%. As áreas que mais cresceram foram Pet: (7,4%), Moda & Acessórios: (4%), Cosméticos: (3,4%), Ferramentas & Acessórios (3%) e Farmácia & Saúde (2%).
Os desafios para o e-commerce
O crescimento no volume de clientes é um aspecto animador para as marcas que atuam em vendas no meio virtual. Para aqueles que ainda não fizeram essa migração para o digital, foi necessário agilidade para se adaptar e criar seus novos canais de venda.
Para ambos os casos, os gestores e colaboradores precisam manter a atenção com alguns aspectos do negócio. Uma tendência certeira foi a criação de estratégias baseadas em dados, principalmente por analisar aspectos decisivos do comportamento do consumidor. Essas informações possibilitam a criação de medidas que estimulam o consumo, como a criação de ofertas com focos específicos.
As ações de comunicação são outro desafio, pois necessitam distribuir conteúdos relevantes e decisivos para conquistar o cliente. Entender o que ele gosta e procura é prioridade máxima para qualquer e-commerce.
Já por parte do consumidor, a ampliação de oferta, com mais lojas disponíveis, favoreceu o consumo e impulsionou a qualidade dos serviços. Do atendimento à entrega, as empresas criaram novos mecanismos para o crescimento das suas lojas virtuais.
O atendimento é facilitado pelos novos canais de comunicação, 100% digitais, que agilizam todo o acompanhamento do cliente no pós-venda. Já a entrega tem se diversificado, com ofertas de novas opções de empresas, gerando ganho de agilidade e reduções de prazo.
A importância da logística no processo
Os administradores de lojas virtuais sabem que a logística é fator essencial para o perfeito funcionamento de algumas engrenagens do negócio. Qualquer complicação é prejuízo e perda de pontos para a concorrência.
Para isso não acontecer, é necessário que a logística seja entendida como parte do funcionamento da loja. Deve-se levar em conta alguns cuidados importantes para garantir um serviço que agrade o cliente e ofereça o melhor prazo de entrega.
A primeira dica importante é contar com um operador logístico especializado. Através deste profissional, é possível aplicar certas contribuições para a melhora dos processos logísticos do e-commerce. A sua avaliação colabora na decisão sobre qual forma de envio é a mais eficiente e segura para cada pedido. Faz parte das suas atribuições também o planejamento e a programação de todo o movimento de mercadorias da loja, com capacidade de resolução de problemas e identificação de melhorias no sistema.
Outra solução logística para a melhor competitividade do seu e-commerce é a escolha de um bom canal de distribuição. Isso é essencial para que o seu produto esteja no local e momento certos. A escolha de uma empresa parceira de logística terceirizada muitas vezes resolve todas essas questões, que refletem positivamente na redução de custos de armazenagem, transporte e perdas de mercadorias manuseadas de maneira incorreta. O conhecimento adquirido por essas empresas de logística favorecem este cenário, reduzindo perdas com gargalos logísticos, aumentando a lucratividade e atraindo novos clientes.
Já as lojas que procuram por uma eficiente administração da cadeia de suprimentos devem investir na integração das operações do negócio com o setor de logística, atuando todos em uma só frente e de forma integrada. Todo esse processo tem início lá no começo, desde a produção industrial do que é vendido nas lojas. Para isso, a logística entra mais uma vez como parte essencial para o bom funcionamento deste complexo sistema.
Alimentando a cadeia de produção
A logística de suprimentos, como é chamado esse segmento, cuida do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos industriais. Ela é aplicada em praticamente toda a cadeia logística, ou seja, atua em diversas etapas até a chegada do produto ao consumidor final.
Uma indústria para ter competitividade precisa estar sempre em aprimoramento. Este é o caso da cadeia de produção, que requer cuidados constantes para a otimização de processos e fluxos de insumos. Essa melhoria gera mais produtividade em cada etapa da fabricação, mas também evita possíveis problemas que prejudicam o andamento do negócio.
Uma boa administração da logística de suprimentos assegura a coordenação e movimentação desses produtos de acordo com as demandas da operação empresarial. Isso possibilita aprimorar etapas, melhorar resultados e o principal: garantir que tudo funcione perfeitamente dentro do esperado.
Essa visão integrada da logística de suprimentos pode gerar muitos benefícios para o negócio. Avanços tecnológicos impulsionam ainda mais essa tendência, aplicando novos processos automatizados que possibilitem ganhos de agilidade e eficiência produtiva. Veja algumas vantagens da logística de suprimentos nas empresas:
- Eficiência e agilidade em todos os setores da cadeia produtiva.
- Menores custos e melhores preços de aquisição de insumos.
- Armazenamento correto de insumos.
- Atendimento por equipe treinada com redução no risco de acidentes.
- Fim das falhas na cadeia de produção.
- Crescimento na produtividade.
- Maior controle de todos os processos.
A indústria produz e o e-commerce cuida do escoamento de tudo isso até a nossa casa! Fato é que esse complexo sistema necessita de uma logística forte e que dê conta deste crescimento. Quem ganha somos todos nós, com mais opções de compra, mais qualidade de serviços e melhores ofertas de produtos.
Nós temos orgulho de participar de todo esse crescimento! O Grupo Troca faz parte dessa engrenagem, há quase três décadas investindo em soluções de logística para empresas e negócios de diferentes segmentos. Conheça os nossos serviços e converse com os nossos consultores. Somos especialistas em logística de alta performance para qualquer negócio!