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Certificação ANVISA para a logística de transporte de insumos hospitalares

15/08/2023

Para atuar no setor logístico nos dias atuais, as empresas obrigatoriamente devem possuir certificações para realizar o transporte de determinados produtos hospitalares, bem como, para realizar a distribuição e armazenagem dessas mercadorias.

São essas documentações em dia que garantem a qualidade e a segurança do transporte da carga por todo o Brasil. Além disso, demonstra a credibilidade e responsabilidade da empresa em relação às exigências da carga, compreendendo individualmente cada uma.

Por isso é importante que, ao contratar uma empresa para realizar o transporte desse material, você possa acessar todas as certificações e documentações que a empresa possui para garantir a qualidade da entrega.

Por ser um transporte que exige muito cuidado, equipe especializada e estrutura que cumpra os requisitos necessários, os produtos de origem farmacêutica, medicamentos, insumos hospitalares e cosméticos, por exemplo, precisam possuir a certificação expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Através da autorização, compreende-se que a empresa pode realizar a atividade de transporte desse tipo de carga, cumprindo todas as exigências. Por isso é tão importante a certificação na logística de transporte de cargas sensíveis como, por exemplo, a de insumos hospitalares que abordamos nesse texto.

Entendendo a certificação ANVISA

O documento expedido pela ANVISA visa autorizar e regular os processos de transporte, importação, exportação, distribuição e armazenamento de insumos hospitalares, medicamentos, suplementos alimentares e vitaminas, cosméticos e produtos de higienização hospitalar.

De modo geral, para quem realiza o transporte desse tipo de matéria-prima, as certificações são Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) e Autorização Especial (AE); ambas seguem processos distintos para obter a certificação. 

A ANVISA também emite e exige certificações relacionadas ao funcionamento da empresa, como Alvará Sanitário, Certificado de Regularidade Técnica (CRT), entre outros. Ou seja, além de possuir as certificações AFE e AE, a empresa precisa dos documentos que comprovam que tem estrutura suficiente para realizar a atividade. 

Todo esse processo é exigido para que a empresa cumpra regras e o transporte seja seguro, confiável e de qualidade.

Conhecendo os documentos para o transporte de insumos hospitalares

Os insumos hospitalares são todos os equipamentos e produtos médicos essenciais na rotina, responsáveis pelas mais diversas atividades de um hospital, clínica ou consultório. São esses produtos que demandam certificações específicas (ou exigências) da ANVISA para a movimentação.

Saiba um pouco mais sobre alguns documentos exigidos para o transporte de insumos hospitalares:

Alvará Sanitário ou Licença Sanitária

O documento é uma licença de funcionamento fornecido pela Vigilância Sanitária Municipal que a empresa está situada.

Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE)

Essa certificação autoriza a empresa a realizar o transporte de medicamentos comuns, que não contêm substâncias de controle especial.

Certificado de Regularidade Técnica (CRT)

A certificação é fornecida pelo Conselho Regional da classe do profissional técnico responsável pela empresa. A legislação determina a necessidade da presença de um profissional farmacêutico nas operações.

Além de todas as certificações, há duas leis que regem as boas práticas da logística farmacêutica: Lei nº. 6360/76 e Lei nº. 5991/73, e é possível acessá-las para entender mais sobre o assunto. 

Essa é uma prioridade do Grupo Troca: oferecer a segurança e qualidade para todos os clientes que necessitam do modal rodoviário para transportar insumos hospitalares, medicamentos e cosméticos, com todas as certificações e cumprindo as exigências pedidas pela ANVISA.

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