Blog

Voltar Ceará em ascensão: investimentos empresariais crescem no Estado

Ceará em ascensão: investimentos empresariais crescem no Estado

22/03/2024

Localizado na região Nordeste do Brasil, o Estado do Ceará tem demonstrado crescimento econômico consistente nos últimos anos.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado ao Governo do Estado, divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) fechou com crescimento de 2,24% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao ano anterior. Esse aumento abrange diferentes setores, entre eles o agronegócio, indústria, comércio e serviços. 

Segundo o Governo do Ceará, novos investimentos por parte da iniciativa privada injetaram no estado R$29,5 bilhões nos últimos 10 anos, contribuindo para esse crescimento e tornando a região um ponto focal para diversas empresas.

Em 2023 foram mais de 300 novos pleitos aprovados de empresas instaladas ou que desejam trazer seu negócio para o Ceará.

São cerca de R$5 bilhões previstos em investimentos privados para os próximos anos. O que demonstra como o Estado está se tornando um grande polo de novos investimentos e de desenvolvimento econômico para o Nordeste.

Com isso, o Ceará tem investido em iniciativas, como a expansão do Porto de Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de distância da capital cearense. Um dos portos mais modernos do mundo, a proposta é transformá-lo no principal complexo industrial, portuário e hub logístico do Brasil até 2050. Essa ação fortalecerá a integração do Ceará na cadeia de suprimentos global.

Através dos investimentos em infraestrutura, o Estado garante visibilidade, atratividade e competitividade. Os projetos de energia renovável e hub de hidrogênio de verde são excelentes exemplos que impulsionam a economia no Ceará e promovem a sustentabilidade do país.

A Transnordestina é outro grande projeto que contribuirá para o desenvolvimento econômico e logístico. Com obras iniciadas em 2006, o objetivo é conectar, por trilhos, o sertão e o mar. A ferrovia foi projetada para ter 1.800 quilômetros de extensão, atravessando três estados (Piauí, Ceará e Pernambuco).

No Ceará, a Transnordestina vai ampliar em mais de 100 quilômetros de sua rede em direção ao Porto do Pecém. O projeto também vai atuar como catalisador de desenvolvimento socioeconômico.

Contribuindo com o avanço da logística no Ceará

Uma das principais razões para nossa decisão de expandir para o Ceará foi a visão de longo prazo e o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável. 

Inicialmente, com as atividades na Filial Senador Pompeu, percebemos a oportunidade e a necessidade de ampliar o atendimento dentro do estado. Com isso, começamos um novo momento de progresso com a Filial Fortaleza, oferecendo soluções logísticas inovadoras e eficientes no Ceará, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, investindo em talentos da região e possibilitando aos nossos clientes chegar até o Estado.

Estamos entusiasmados em contribuir para o crescimento do Ceará como um centro de excelência logística para o país. É importante ressaltar que o Grupo Troca é a única transportadora instalada no Sertão central do Ceará, e com capacidade de armazenagem e transbordo de altas cargas, que vai estar próxima à recém aprovada construção da linha férrea que liga Pecém e Sauípe e do futuro porto seco da região. 

Além disso, há um importante projeto fiscal em benefício de empresas que queiram vender para as indústrias do Ceará, onde o Grupo Troca está credenciado como facilitador para a região. Mais detalhes do projeto serão informados na inauguração oficial da nova filial em Senador Pompeu, no dia 21 de março.

Conheça mais sobre o Grupo Troca acessando nosso site.