Blog

Voltar A importância da agilidade na atualização de mostruários para o segmento coureiro-calçadista

A importância da agilidade na atualização de mostruários para o segmento coureiro-calçadista

11/01/2023

Toda empresa busca competitividade. O setor coureiro-calçadista não é diferente, afinal, a sua cadeia produtiva e comercial envolve uma série de processos de alta complexidade. Paralelamente, o mercado é altamente disputado com suas empresas investindo cada vez mais em tecnologia e infraestrutura para ganhar destaque em um fator essencial: agilidade.

Agilidade tem tudo a ver com logística. Nesse sentido, as marcas de calçados têm buscado soluções especializadas na área de transporte e armazenagem, melhorando processos como a movimentação de matéria-prima, entregas de amostras e distribuição do produto final. 

Ganhar agilidade nesses processos significa oferecer produtos mais competitivos neste mercado cheio de opções. Para isso, todo o sistema logístico acaba sendo integrado a própria cadeia produtiva, que possui altíssimo volume, escoando produtos, insumos e administrando de forma eficiente e coordenada todos esses complexos processos.

Envio de mostruários é um diferencial competitivo

O envio de mostruários é uma prática comercial decisiva na indústria de calçados. A logística das empresas precisa apresentar dinâmicas eficientes para garantir o envio das amostras no tempo certo e fechar negócios.

Esse transporte da carga precisa ser muito bem desenhado, pois é fundamental para a negociação. As vendas dos produtos às grandes redes precisam ser realizadas dentro dos prazos das estações, logo as marcas não podem perder o timming. Em síntese, a logística precisa estar alinhada aos fabricantes para abastecer sua rede de representantes.

A logística aérea é um dos principais aliados da agilidade nesse processo de envio de mostruários aos representantes comerciais. Através desse serviço, cada vez mais acessível no Brasil, as coletas e entregas podem ser feitas e com todo o acompanhamento de entrega e segurança para a mercadoria, sem necessidade de deslocamento para o aeroporto.  

Esse ganho de tempo muitas vezes representa ganhos nas vendas. Para as empresas, o quanto antes a rede de representantes estiver municiada de mostruários, mais cedo entram pedidos na fábrica.

Automação como facilitadora de produção

Em um mercado de alta concorrência e consumidores exigentes, as empresas de calçados também buscam investir em sistemas que aumentem a produtividade e produzam economia. A automação logística faz parte dessa evolução do setor, aliando alta tecnologia e redução de processos manuais.

Os benefícios da automação na logística resultam em vendas, sendo eles a redução de retrabalho, de custos com mão de obra, ajuda no combate a pirataria e roubos, entre outros aspectos decisivos. Resta às empresas do setor a utilização de sistemas que prezam pela integração de todos os elos, ligando fornecedor, produtores até chegar na ponta do varejo. O resultado é ganho em escala através de uma logística mais eficiente e com agilidade.

Grupo Troca é especialista no setor

Com quase três décadas de serviços prestados, o Grupo Troca ostenta alta expertise no abastecimento de toda a cadeia do supply chain do setor coureiro-calçadista, desde a linha de produção até a distribuição do produto acabado. 

A empresa logística dispõe de todo o conhecimento e investimento para manter o processo de evolução nesta complexa cadeia logística. Para isso, apresenta processos, tecnologia e equipe treinada para atender o ramo calçadista com toda a qualidade necessária. 

Fale com os nossos consultores agora mesmo. Descubra as soluções do Grupo Troca para a sua empresa.